A Micro Focus e os protagonistas da Aceleração Digital

O DevOps como eixo da criação de negócios; as oportunidades técnicas e econômicas com a TI híbrida; a cibersegurança como grande habilitador de confiança para as inovações; e a inteligência de Dados e Análises permeando tudo isso direcionam parceria da Micro Focus com as companhias fundamentais na economia digital
As consequências econômicas e humanas da pandemia seriam ainda mais duras sem o nosso legado tecnológico e todo o trabalho em curso da Transformação Digital. Mesmo com o brusco aumento de pressão para escalar, provisionar, proteger, entregar e manter os diversos serviços digitais, os profissionais de TI conseguiram oferecer continuidade não apenas da produção intelectual (com a migração massiva a home office; e colaboração online), como também mitigaram muito o impacto nas operações físicas, como manufatura e logística. Especificamente na área de Saúde, nós mesmos tivemos cases de escala antes implausível, de crescimento de centenas de vezes em aplicações sensíveis e complexas. Pelo menos esses tecnólogos, por estarem no hospital, ouviram aplausos. Mas continuam trabalhando discretamente, como na maioria das áreas de Desenvolvimento, TI, SOC e outras equipes que mantêm o mundo rodando.
Além de uma longa trajetória com os sistemas mais importantes das principais organizações do mundo, a Micro Focus aglutinou algumas das tecnologias mais consagradas entre as comunidades de TI e as companhias. Mas deixo esses dados institucionais e a “linha do tempo” para pesquisa em outra área de conteúdo, e me detenho neste momento da Micro Focus e de seus clientes, com base nos quatro pilares de nossa atuação:

Enterprise DevOps, a aplicação é o negócio

Toda modalidade de Transformação Digital – sejam modelos disruptivos de negócio ou ganhos de eficiência nos processos existentes – começa pela entrega do software como motor das mudanças e melhorias.
A agenda é ampla. Para começar, o DevOps não se restringe a “modelos disruptivos”. As operações e as aplicações estáveis também se transformam. Particularmente no que se refere ao core transacional, área que a Micro Focus tem forte responsabilidade por manter na maioria das grandes organizações, a migração ou extensão das aplicações para plataformas novas e abertas já era um movimento em curso, por razões técnicas e financeiras. O que vemos agora é uma demanda acelerada de escalabilidade, com a necessidade de estender o legado a máquinas virtuais, contêineres e múltiplas nuvens. Ao mesmo tempo, as funcionalidades transacionais passam a ser acionadas por outras aplicações. Portanto, recursos de automação e metodologias mais eficientes são fundamentais para todos, independente de geração ou tipo de software.
O pilar de Enterprise DevOps inclui ferramentas e recursos para todo o ciclo de projeto; código, controle de versão; testes de funcionalidades, performance e segurança; qualidade e experiência do usuário. O “Enterprise”, neste caso, não se refere apenas à diversidade do ecossistema (vários tipos de infraestrutura e dispositivos de acesso). É uma abordagem estratégica; de ser capaz de tomar decisões e direcionar o ciclo de vida das aplicações conforme a visibilidade do valor que agregam.

Gerenciamento de TI híbrida, muitas opções e grandes responsabilidades

O DevOps aumenta a velocidade de entrega; as aplicações legadas crescem em volume; e tudo tem que rodar com disponibilidade, performance e o menor custo possível. O pilar de Gerenciamento e Transformação de Serviços e Operações de TI, que inclui soluções de ITOM, ITSM e ESM, hoje tem que fazer mais do que orquestração e provisionamento. Como em todas as áreas da Transformação Digital, em que o volume e a complexidade de dados impõe novas capacidades, a AIOp (operação com inteligência artificial) agrega recursos de automação, aprendizado (ML) e análises no gerenciamento da operação.

Governança, risco e conformidade, segurança como habilitador de negócios

Junto ao big bang dos acessos remotos e dos serviços digitais, com home office e e-commerce, em setores como Varejo e Finanças as outras agendas não param, como as jornadas ao PIX e de conformidade à LGPD. Independente da confiabilidade da estrutura de firewall e outros dispositivos de defesa, a Micro Focus aborda a segurança em três fatores: o serviço; o dado; e o usuário.
Para dar tranquilidade a quem corre para desenvolver e entregar software, o pilar de GRC inclui ferramentas de segurança para o código (DAST, SAST, IAST) e as interdependências do software, evitando pontos fracos. Outra vertente nesse pilar é a proteção do dado em si, com soluções como criptografia e governança de Identidade e Acesso, que fazem com que só o usuário certo veja o dado sensível, independente de onde ambos estejam.

Dados, analytics e Inteligência Artificial, os direcionadores da Aceleração Digital

O papel desse quarto pilar já deve estar subentendido nas descrições anteriores. Seja para correlacionar eventos complexos na infraestrutura; simular a real experiência do usuário em apps; transformar as informações operacionais em insights; ou para automatizar processos, a capacidade de consolidar dados e gerar análises avançadas permeia todas as soluções para um mundo massivamente digital.

Por que tanto produto?

Nesta apresentação no novo blog da Micro Focus Brasil não menciono nenhum produto. São mais de 300 no portfólio. O que pode parecer confuso à primeira vista faz total sentido para os atuais objetivos de TI e desenvolvimento empresarial – os líderes buscam soluções com escopo e valor muito bem definidos. O que faz a diferença é a estratégia e a adaptação aos contextos.

Vamos continuar a conversa…

Agradeço a quem chegou até aqui e desde já peço desculpas por repetir o que alguns leitores já sabiam. Mas é inevitável: pelas diferentes especializações da Micro Focus e de seus parceiros, muitas vezes somos muito conhecidos em algumas áreas de atuação e nem tanto em outras. O objetivo deste blog é trazer mais informação e conteúdo de suas áreas de interesse e promover a troca de experiência entre os profissionais de TI que fazem as coisas acontecerem.

 

Marco Leone

Country Manager Brasil
Linkedin

Conheça as Soluções Micro Focus.​

A Micro Focus vem ajudando 40.000 empresas a se transformarem digitalmente, incluindo 98 que estão na Fortune 100 do mundo inteiro.​

Saiba mais sobre
as soluções de TI da Micro Focus

Informe seus dados e entraremos em contato






    Prometemos que não enviaremos spam ;-)

    Saiba mais sobre
    as soluções de TI da Micro Focus

    Informe seus dados e entraremos em contato






      Prometemos que não enviaremos spam ;-)