À medida que se incorpora a todos as atividades e workflows, a RPA amadurece e passa a merecer uma visão estratégica pela TI, principalmente quando o êxito de soluções específicas sinaliza oportunidades de otimizar todas as cadeias de valor.

A Automação de Processos por Robotização (RPA) é uma solução com efeitos fantásticos na produtividade, satisfação de clientes, finanças, riscos e na qualidade de vida. É fácil ver os problemas a resolver. Pode ser a balconista de uma clínica ou um funcionário de supply chain, que passam a maior parte do dia dando Crtl+ Tab; Crtl+C e Crtl+V entre vários sites (de operadoras e fornecedores, no caso). Ou então um gestor de serviços de TI (ITSM), que ocupa menos tempo analisando as requisições do que com formulários e mensagens.

A RPA é uma abordagem não intrusiva.

A RPA permite que se orquestrem funcionalidades e serviços sem ter que mexer nos sistemas de produção. Outra grande vantagem é a rapidez e visibilidade do retorno de investimento. O melhor caso é quando alguém que conhece muito bem a operação identifica as ineficiências mais relevantes – muitas vezes com um escopo muito fechadinho, mas de grande impacto geral – e a TI conhece as oportunidades tecnológicas de entregar muito rapidamente a transformação.

Inteligência Artificial fecha o circuito da automação de trabalho comoditizado

Com exceção de cadeias de valor muito hierarquizadas, em que o elo dominante pode exigir web services, APIs e outras integrações avançadas, a automação da maioria dos processos reais normalmente esbarrava em algum passo que envolvesse dados não estruturados; registros e campos sem padrão; encaminhamentos; respostas e outras tarefas que qualquer um poderia executar, mas alguém teria que executar.

Capacidades como reconhecimento de imagens e interação por linguagem natural estendem o alcance e o papel da RPA. Principalmente em tarefas que para os parâmetros humanos são de baixo valor, e muito chatas, mas que exigem recursos cognitivos.Conforme os robôs assumem as interações repetitivas em web sites e outras aplicações, têm que ser bons em reconhecer objetos da interface, como as tags HTML que sinalizam os campos. Caso contrário, basta uma mudança de layout das telas para o robô se perder e o usuário retornar ao trabalho manual.

Enquanto a percepção de benefícios da RPA vinha se generalizando projeto a projeto, o “novo normal” acentuou sua relevância. A reflexão sobre “o que faz sentido” não é só existencial. No mesmo momento, todos revisam e reorganização a forma trabalhar e tirar valor disso.

Sindicalização e economia de compartilhamento para os robôs de automação

Demandas e oportunidades para aplicações de RPA já se mostram crescentes. Além dos problemas tradicionais, as necessidades do back office digital, a autonomia que os funcionários e seus gestores começam a experimentar e outras transformações vão manter a RPA na agenda a médio e longo prazo.

Na visão dos especialistas da Micro Focus, em vez de serem “apenas” ferramentas para automatizar processos e gerar ganhos pontuais de produtividade, os robôs devem compor uma plataforma de serviços, para o consumo de suas funcionalidades em várias vias das cadeias de valor.

O retrabalho é exatamente o grande alvo de grande parte dos projetos de RPA e seria um paradoxo que esse movimento implicasse retrabalho nas automações.

Mais do que entregar soluções altamente valorizadas pelos usuários, clientes, gestores de RH, operacional e financeiro, a Micro Focus desde já oferece as condições para escalar e gerenciar o desenvolvimento da automação.

RPA e Governança

Junto aos diferenciais de escalabilidade e alinhamento estratégico, outro foco da RPA da Micro Focus é garantir a segurança e o controle desses agentes que circulam entre as aplicações e dados.

Mesmo que estejam resolvendo problemas departamentais, os robôs interagem com sistemas, dados e outros ativos, cujas regras de acesso e políticas dependem de um gerenciamento padronizado.


Luis Felippe Backer
Linkedin

Saiba mais sobre
as soluções de TI da Micro Focus

Informe seus dados e entraremos em contato






    Prometemos que não enviaremos spam ;-)