Com múltiplas equipes, ferramentas e interdependências, o gerenciamento integrado, os processos de testes, automações, e a visibilidade da perspectiva de gestores e executivos definem a Qualidade do Software, com metodologias e ferramentas que abranjam todo o ciclo de vida das aplicações.

A pesquisa O Estado da Qualidade de Software 2021 deixa evidente que as organizações mais dependentes de agilidade na produção e entrega de software também são as que sentem mais o impacto da Qualidade em seus resultados. De fato, é desafiado gerenciar múltiplos pipelines e equipes trabalhando em paralelo. Contudo, os objetivos podem e devem convergir.

Pensar ao mesmo tempo em funcionalidades, design, velocidade, custo e qualidade durante o ciclo de vida das aplicações está no eixo da estratégia das empresas da pesquisa global e marca a visão de líderes de TI, DevOps e QA no Brasil. A partir desse contexto, podemos destacar algumas práticas de clientes que exploraram a ALM Octane para inserir a Qualidade em cada etapa do DevOps e no desenho dos processos e organizações ágeis.

Automação na medida

A automação de testes é um consenso como base de melhoria tanto na entrega quanto na qualidade. Cada automação representa uma regressão a menos. Todavia, os testes manuais continuam necessários tanto no início do ciclo quanto nos processos de maior risco. Para saber o que automatizar, é preciso medir os resultados em detecção e correção de defeitos; descoberta de falhas não funcionais (performance, segurança, compatibilidade etc.); e, evidentemente, no ritmo de entregas.

Clientes da Micro Focus têm usado a ALM Octane para unificar os dados de diferentes ferramentas – nossa, de outros fornecedores ou open source – para assegurar a efetividade dos testes e gerenciar a qualidade em todo ciclo de vida.

Alinhamento de equipes multifuncionais orientado a produto – o desafio de escalar o Ágil

As melhores práticas de DevOps são um bom começo para redução dos defeitos, mas se pode fazer bem mais para que a qualidade permeie todos os processos. Seja qual for a abordagem para formação dos times multifuncionais, praticamente todas as equipes dependem de features e serviços providos por outras para cumprir suas entregas e prazos.

Os times de desenvolvimento, controladores de qualidade e líderes de negócios precisam de condições de enxergar as variáveis de execução, custos e qualidade das várias equipes trabalhando em paralelo.

Entre os projetos de referência em alinhamento operacional e executivo (com pipelines e KPIs conectados à estratégia), a Claro integrou a ALM Octane à gestão do portfólio de projetos, combinando plena visibilidade sobre os times (tanto ágeis quanto os tradicionais) com indicadores para decisões relacionadas a priorização de entregas, qualidade e impacto no negócio.

Segundo o estudo global mencionado acima, os líderes em Qualidade de Software tendem a adotar ferramentas de fornecedores estratégicos. No caso dos clientes Micro Focus, a ALM Octane tem facilitado o desenvolvimento de métricas de qualidade do produto, para que testes, detecção de defeitos e outros processos não desacelerem o DevOps.

Qualidade fim a fim para o ágil em escala

A ALM Octane se integra às ferramentas Agile e DevOps existentes, usadas por gerentes de produto, desenvolvedores e testadores de controle. A consolidação permite que os executivos ou os “time de gestão dos times” tenham uma visibilidade tanto do trabalho das equipes quanto as interdependências entre elas.

Além de acelerar as entregas, a ALM Octane suporta frameworks como SAFe, para evolução em governança e alinhamento corporativo.

As abordagens de Qualidade com a ALM Octane normalmente são exploradas sob diferentes perspectivas. Os desenvolvedores ou gestores de inovação usam para priorizar, gerenciar, controlar, rastrear e relatar o ciclo de vida e a qualidade de aplicativos. Os QAs melhoram suas interações com os times de desenvolvimento, obtendo o equilíbrio entre ritmo de lançamentos e rigor dos testes. Os gerentes de produtos, desenvolvedores e executivos passam a ver as métricas de qualidade junto aos requisitos funcionais, metas e outros indicadores de negócio.

Conheça os recursos e os cases de referência de controle de qualidade e processos rigorosos e auditáveis durante o ciclo de vida do software, com a ALM Octane, e entre em contato se quiser aprofundar a conversa.

Saiba mais sobre
as soluções de TI da Micro Focus

Informe seus dados e entraremos em contato






    Prometemos que não enviaremos spam ;-)