Ao constatar um problema na entrega de uma funcionalidade específica, o executivo dimensiona o desdobramento no churning e pode realocar as prioridades operacionais em função dos objetivos estratégicos. Esse foi um dos exemplos demonstrados por Patrícia Trigilio, gerente de portfólio da Claro, em sua apresentação sobre a integração das plataformas de PPM (gestão de portfólio de projetos) e ALM (gestão de ciclo de vida das aplicações), no Micro Focus Realize.

eBook – Case de Sucesso Claro

A operadora hoje mantém 125 squads e um modelo híbrido de desenvolvimento. Tanto os projetos ágeis quanto os tradicionais convergem para a plataforma Micro Focus PPM. Em uma iniciativa implementada em três meses, a Claro integrou o ALM Octane, a plataforma de gestão da execução pelos times ágeis, com o PPM, onde se consolidam os dados operacionais e se consegue enxergar de forma objetiva e holística os desdobramentos de cada evento na realização da estratégia empresarial. “As funcionalidades são ligadas a KPIs de negócio. Se atrasa a entrega, o executivo vê os efeitos e pode tomar as decisões”, resume Trigilio.

Mudança cultural para integração de times ágeis à gestão de portfólio

“Os executivos olham projetos há anos. Agora aprendem a olhar as entregas”, disse Patricia Triglio, em sua apresentação no Micro Focus Realize. A gerente de portfólio da Claro destaca entre os eixos táticos do projeto, de integração das plataformas de execução e de gestão de portfólio, a adoção do modelo SAFe (framework de ágil escalável) e a exploração das funcionalidades das ferramentas. “Um fator de sucesso foi não customizar nada. Se uma área precisa de algum campo específico, procuramos dar outro jeito”, enfatiza.

A padronização, segundo a especialista, é interessante tanto para facilitar os alinhamentos (de KPIs de execução e de negócio) quanto para reduzir a curva de aprendizado dos executivos, que usam a ferramenta sem precisar de treinamento técnico.

Saiba mais sobre
as soluções de TI da Micro Focus

Informe seus dados e entraremos em contato






    Prometemos que não enviaremos spam ;-)