Aliança de engenharia se aprofunda com lançamento de programa Mainframe Migration Competency, para que organizações de Finanças, Governo e grandes usuários de sistemas legados maximizem as vantagens da infraestrutura, da integração a serviços nativos e da modernização das aplicações, com a confiabilidade das plataformas empresariais da Micro Focus.

Junto aos requisitos funcionais das grandes aplicações transacionais, as características de alta disponibilidade, segurança e desempenho do mainframe continuam fundamentais para 70% das companhias da Fortune 500, assim como ocorre com as maiores organizações de Governo e Finanças no Brasil. Para que essas empresas aproveitem as vantagens econômicas, técnicas e estratégicas da infraestrutura e dos serviços em nuvem, a AWS e a Micro Focus desenvolvem uma aliança para integração e suporte nativo a migrações de carga, desenvolvimento, testes e modernização de aplicações críticas. “Diante da complexidade da migração de mainframe, os clientes da AWS buscam ferramentas e metodologias comprovadas”, diz a anúncio de lançamento do programa Mainframe Migration Competency.

“A modernização tem sido a abordagem preferencial para organizações que buscam inovar mais rapidamente com menos risco. Há algum tempo fornecemos suporte para o desenvolvimento e implantação de aplicativos coremodernizados na AWS. A Micro Focus continua a apoiar nossos clientes na modernização de aplicativos, processos e infraestrutura, para que possam maximizar os benefícios da nuvem para desenvolvimento, implantação e teste em plataforma de mainframe”, comenta Neil Fowler, gerente de Modernização de Aplicativos e Conectividade da Micro Focus.

No final de 2019, o engenheiro da Micro Focus coassinava junto a Phil de Valence, arquiteto de soluções de Mainframe Modernization da AWS, o artigo Empowering Enterprise Mainframe Workloads on AWS with Micro Focus, em que explicam o uso do Micro Focus Enterprise Server para rodar as cargas de mainframe na infraestrutura da AWS.

Mais do que uma migração de infraestrutura

O Micro Focus Enterprise Server compatibiliza a infraestrutura da nuvem ao mainframe, para permitir que aplicativos COBOL e PL/I de mainframe sejam executados praticamente inalterados em um instâncias EC2 ou contêineres Docker. Outros produtos da suíte da Micro Focus são estratégicos para acelerar o desenvolvimento, automatizar testes e facilitar a integração das aplicações legadas às trilhas de DevOps e CI/CD (implementação e entrega contínuas).

A parceria entre a Micro Focus e a AWS se intensifica em 2019. Após as fases dos aplicativos web e do legado cliente/servidor migrarem, a nuvem se mostra preparada a absorver a parte mais complexa e vital da TI corporativa.

Ainda em 2019, os arquitetos João Paulo Aragão Pereira e Luiz Henrique Gomes, da AWS no Brasil, descrevem como escalar o desenvolvimento em COBOL, com o uso do Enterprise Developer para compilação, no artigo Habilitando a criação e implantação automatizada de código do mainframe para Instituições Financeiras utilizando os serviços AWS e soluções da Micro Focus.

Enterprise Developer permite o desenvolvimento no IDE de preferência do desenvolvedor. Pode ser usado em conjunto ao Enterprise Analyzer para análise de código, Unified Functional Testing (UFT) para automação de teste e o Enterprise Test Server para a execução.

O Micro Focus Enterprise Test Server é um ambiente de teste de aplicativos de mainframe IBM para as atuais demandas de entrega rápida. Ele permite que as equipes de testem as mudanças de aplicativos de mainframe em servidores Windows com provisionamento mais facilmente escalável, no local ou na nuvem.

A suíte da Micro Focus também têm sido usadas para automação de testes de aplicativos de mainframe com as melhores práticas. A solução pode dimensionar o pipeline de CI/CD do aplicativo de mainframe para executar milhares de testes na AWS em minutos, com provisionamento e tarifação sob demanda.

No trimestre passado, Phil de Valence detalha como migrar as cargas para as instâncias e contêineres; como refatorar tanto para macrosserviços quanto microsserviços; e as alternativas de modernização na Transição de cargas de trabalho de mainframe em serviços ágeis com AWS e Micro Focus.

Para obter uma referência das melhores práticas de planejamento e execução para alavancar o valor dos sistemas empresariais, os especialistas da Micro Focus sistematizaram um Modelo de Maturidade da Modernização. Já disponível em português, o documento, de quatro páginas, sumariza os pontos de atenção; o passo a passo das mudanças; e as perspectivas e objetivos dessa abordagem. Em uma leitura rápida, podem-se as táticas e os resultados das companhias mais bem sucedidas na revitalização de suas aplicações legadas.

Saiba mais sobre
as soluções de TI da Micro Focus

Informe seus dados e entraremos em contato






    Prometemos que não enviaremos spam ;-)