Velocidade de provisionamento e implementação, racionalização de investimentos, redução de recursos para gestão de infraestrutura e facilidade de atualização de software fazem da nuvem uma tendência geral para a evolução de TI nas organizações. No caso dos clientes Micro Focus, todas essas motivações se aplicam, mas há outras razões estratégicas. Como exemplo, um dos maiores bancos privados do continente definiu uma estrutura 100% em nuvem para seus sistemas, do core transacional ao ATM. Em segmentos com alta dependência de inovação, os serviços em nuvem são a base das estratégias de produtos e DevOps em um líder do varejo online.

Nos últimos meses, temos noticiado neste blog a disponibilidade dos produtos para desenvolvimento, testes, segurança, gestão de serviços e governança na modalidade SaaS (software como serviço). Essa modalidade de oferta vai se desdobrar ao longo de 2022, com vários lançamentos já neste trimestre. Embora fosse uma estratégia definida anteriormente, diversas transformações recentes reforçaram o acerto da decisão.

Com a transformação digital se acelerando em todos os setores, a nuvem se torna o ambiente natural para desenvolvimento, testes e gestão das aplicações. Além de velocidade de provisionamento para os times de ADM (gerenciamento de entrega de aplicações) e DevOps, a facilidade de gerar cargas e eventos para os testes; a colaboração distribuída (as empresas aprenderam a contratar em várias regiões); e a escalabilidade ágil e financeiramente flexível da nuvem otimizam o valor de ferramentas para testesportfólio de projetosgestão de ciclo de vida (ALM Octane) e outros produtos em SaaS a serem disponibilizados em breve.

No movimento de migração ou novas implementações em nuvem, a gestão de operações (ITOM) e a gestão de serviços (ESM) são itens em que as companhias mais buscam o suporte das soluções Micro Focus. É natural que o líder em software de gerenciamento para nuvens híbridas ou contêineres também entregue suas soluções como serviços nativos em nuvem.

Nas áreas de segurança, proteção de dados, compliance e governança, a nuvem também se torna a arquitetura de referência. Nesses pilares, os anúncios incluem as soluções de controle e proteção de dadosgestão de identidades e acessossegurança de aplicativos e governança de dados.

Os fatores econômicos das nuvens e do SaaS

No que se refere aos produtos Micro Focus, as ofertas em SaaS incluem 100% das funcionalidades da modalidade on premise. No entanto, o licenciamento on demand ajusta os custos às demandas. Nossos especialistas e parceiros também ajudam a definir as melhores configurações em cada caso.

A Micro Focus também acumula muita experiência no suporte à jornada à nuvem nas companhias da Fortune 500, assim como nos maiores bancos privados e organizações no Brasil. Além das soluções de gerenciamento, a Micro Focus tem desempenhado um papel central na migração de cargas de mainframe para a nuvem.

Embora a adoção de nuvem tenha motivações estratégicas, os tradicionais argumentos de escalonamento de investimentos e redução de custos operacionais ganham uma relevância extra neste momento, por vários fatores.

Redução da liquidez das empresas, retração da produção da indústria de TI, deficit de recursos humanos, ambientes tecnológicos cada vez mais complexos, e agora o aumento do custo de energia resultariam em grandes gargalos nos data centers tradicionais, exatamente na hora em que as organizações e a sociedade mais precisam do digital.

Enquanto se criam serviços digitais, e se aumentam as cargas das aplicações já existentes, a gestão de serviços e os requisitos de segurança e compliance são simplificados com as ofertas em SaaS da Micro Focus. Com uma estrutura de mais de 50 datacenters no mundo, inclusive no Brasil, os centros de operações da Micro Focus aplicam o que há de melhor em ferramentas e metologias para oferecer um SLO (acordo de objetivos de serviços) de 99,9%.

Na prática, a alta disponibilidade e a rigidez da gestão da estrutura de serviços endereçam necessidades operacionais, assim como as posturas de segurança e compliance.

Em tempos de aplicações altamente interconectadas, a indisponibilidade ou degradação de um único microsserviço pode derrubar a inciativa de negócio, o que torna os recursos de balanceamento e contingência mais preciosos.

A infraestrutura de nível corporativo também acelera a incorporação de melhores práticas e ajuda a habilitar empresas de todos os portes a certificações e auditorias.

Acompanhe os lançamentos das soluções neste blog e veja a estratégia de SaaS da Microfocus.

Saiba mais sobre
as soluções de TI da Micro Focus

Informe seus dados e entraremos em contato






    Prometemos que não enviaremos spam ;-)