Realize 2021 – análises e tendências
por quem faz a transformação digital acontecer

Líderes de organizações como Globo.com, Claro, Cielo, Banco do Brasil, Bradesco, Banrisul, Porto Seguro, Santander, Hospital Sírio-Libanês e TJDF, junto a acadêmicos, analistas, consultores e o medalhista Cesar Cielo, contam suas histórias, compartilham experiência e trazem sua visão de futuro no Micro Focus Realize 2021.
O conteúdo do evento, ocorrido entre janeiro e fevereiro, sinaliza as estratégias com maior possibilidade de sucesso, a partir das referências das empresas mais maduras na transformação digital. “Os convidados são profissionais muito bem informados, que passaram por desafios pesados, souberam aproveitar a inovação no contexto de seus negócios e se mostram preparados quando a demanda cresce de forma exponencial; e os recursos nem tanto”, observa Marco Leone, country manager Brasil da Micro Focus.
A cobertura com os highlights das apresentações e as gravações das sessões oferecem um panorama objetivo, baseado em muito aprendizado na adaptação ao cenário da pandemia, em paralelo a iniciativas transformadoras como Open Banking e LGPD.
Veja as resenhas das apresentações e assista as sessões na íntegra, nas seguintes trilhas de conteúdo do Micro Focus Realize 2021:
Transformação digital
Microprocessos definem o ranking, diz campeão olímpico César Cielo
O keynote César Cielo descreve como alta performance e resultados são construídos no dia a dia, em uma conversa bem humorada, cheia de histórias de dificuldades e soluções criativas.
Big Bang de Transformação Digital tende ao fracasso
Sílvio Meira, cientista-chefe da The Digital Strategy e professor emérito da UFPE, combina perspectivas históricas com observações e dicas para a ações imediata, na apresentação exclusiva Os 5 fundamentos da transformação digital: por onde começar?
A reinvenção das indústrias de Mídia e Finanças na pós-pandemia
Jorge Krug, diretor de TI e Inovação do Banrisul; Marcos Sirelli, diretor de TI da Porto Seguro; e Marcelo Souza, líder de Produtos Digitais da Globo.com vão muito além da proposta inicial do painel – Como a TI prepara as empresas para o cenário pós-pandemia – e fazem um debate esclarecedor sobre as tendências de longo prazo e a renovação do próprio core business de suas organizações.
Transformação Digital, Ciência de Dados e Ágil fazendo a diferença para os clientes do Bradesco
Walkiria Marchetti, diretora-executiva do Bradesco conta com as outras áreas buscam aprender com TI os modelos de agilidade e foco no cliente, e fala de grandes transformações, como nuvens híbridas e gestão de serviços.
ITOM e gestão de serviços
Service desk ágil permitiu resposta instantânea à pandemia
Logo após a início da quarentena, o service desk do Tribunal de Justiça do Distrito Federal tinha um suporte estruturado a home office em larga escala. O modelo de gestão de serviços se estende a outras áreas, como RH, como conta Raymundo Athar, subsecretário de Gestão de TI do TJDF.
Gestão de serviços: Da produtividade à geração de valor com automação e analytics
Murilo Barreto, ITSM Team Manager do Banco do Brasil; Lilian Marins, analista da DXC; e Pablo Miranda, diretor de pré-vendas da IT2B, conversam sobre Inteligência Artificial, automação no modelo híbrido, e as novas abordagens de Gestão de Serviços no talk show sobre ITOM (gestão de operações de TI), mediado por Roberta Garcia, sales engineer da Micro Focus.
DevOps, Application Delivery Managent
Qualidade e automação em escala na visão dos líderes mais maduros em Agile e DevOps
Testes de qualidade no processo de desenvolvimento, centralidade no cliente, além de automação para integração de ferramentas e agilidade, são discutidos em profundidade por Ana Milani, gestora de Qualidade da Cielo; Júlio Azize, IT manager do Santander; e Márcio Tierno, CEO da Keeggo no talk show, conduzido por Rogério Sartori, DevOps Sales Strategist da Micro Focus, no Realize.
Patrícia Trigilio, gerente de portfólio da Claro, conta com, em uma iniciativa implementada em três meses, conectou a ferramenta de ALM (gestão de ciclo de vida das aplicações) à plataforma de gestão de projetos (PPM), obtendo um alinhamento das entregas aos indicadores de impacto no negócio.
Governança e cyber resilience
Compartilhamento, segurança e privacidade: as premissas inseparáveis para os CISOs
As prioridades de cibersegurança e segurança de dados em setores críticos, como Finanças e Saúde, os desafios de interconexão por APIs, LGPD, segurança de aplicações e outros focos de risco foram alguns dos assuntos da conversa entre Leandro Ribeiro, CISO do Hospital Sírio-Libanês; Glauco Sampaio, CISO da Cielo; e Diogo Rispoli, estrategista de cibersegurança e segurança de dados da Micro Focus, no talk show mediado por Sílvio Eberardo, diretor da Acorp e articulista deste blog.
O caminho sem volta após a fase de Salvação Digital
Nuvem, teletrabalho, telemedicina, serviços interconectados, automação, gestão de RH e mudanças nos modelos de negócios têm seus desdobramentos analisados por Fernando Mitre, sócio da PwC Brasil; Márcio Tierno, CEO da RSI; Marcus Couto e Marco Leone, da Micro Focus Brasil.
